sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DIRIGENTES CAMPONESAS ACONTECE EM ALAGOA GRANDE, INICIA NESTE SÁBADO, 10



30 ANOS SEM MARGARIDA, 30 ANOS DE IMPUNIDADE, MAS DE LUTAS E CONQUISTAS.

O  encontro nacional de mulheres camponesas e da floresta, inicia neste sábado, 10 e termina na segunda-feira, 12 de agosto. Neste dia, há 30 anos, aconteceu o assassinato da líder sindical Margarida Maria Alves de Alagoa Grande. Neste evento, participarão representantes de vários  estados brasileiros.  Algumas mulheres estão no Centro de Treinamentos de Professores, local de realização do evento. 

A temática discutirá o fim da violência no campo contra as mulheres trabalhadoras, luta pela legalização dos direitos trabalhistas (carteira assinada) e fim da expulsão do homem e da mulher do campo.  Jornada de trabalho semanal. Garantia da propriedade da terra para os agricultores donos de pequenas posses. Direito a aposentadoria Rural. Fim da violência no campo, contra os trabalhadores. Organização do sindicato, através da sindicalização dos trabalhadores rurais.


Abertura, aconteceu nesta sexta, 9

O evento teve sua abertura, hoje, 9 de agosto, às 18h, em frente ao sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, contou com a presença da Ministra de Políticas para Mulheres, Professora Eleonora Meneccuti e o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.   Cida, presidente da associação do quilombola Caiana dos Crioulos. Prefeito Bôda, prefeita Alcione, vice-prefeito Beto, vereadores Genildo Marques, Deda Ribeiro, entre outros.


Conta com a representação dos movimentos sociais, a exemplo da CONTAG (Alessandra), da Direção Nacional do MST e Via Campesina, Dilei Aparecida Schiochet e Vanderlucia de Oliveira Simplicio (da Direção nacional do Setor de Educação do MST em Brasília.  Também participantes dirigentes do MMC, secretaria de Politicas Publicas para as mulheres, e da Diretoria das Mulheres do MDA (Karla Hori), secretária de Estado de Políticas Publicas para mulheres do Governo do estado da Paraíba, Gilberta Soares, cantoras Minervina de Cuité e Soledade de Alagoa Grande, Carla Hora da diretoria de políticas para as mulheres do MDA, governo federal.
Nas fotos abaixo vemos também os professores doutores Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) 
e  Marcos Barros de Medeiros (UFPB, Bananeiras-PB). Este está acompanhado das alunas 
Joselione Fernandes, Cleomara Gomes e Maria Eduarda, do Centro de Ciências Agrárias da UFPB,  campus Bananeiras. 

De São Paulo-SP, vemos as dirigentes Ana Chã, Ana Carolina, professora Jade e Camila de Brasília.

Às 19h, teremos a abertura do encontro da Juventude camponesa, no instituto. Vários grupos de jovens estão chegando e se alojando, no Instituto, em Alagoa Grande.


                                         Professor Rafael com Soledade e mulheres participantes.


                                              Professor Marcos e as  mulheres participantes.



Blog rafaelrag




Nenhum comentário:

Postar um comentário