terça-feira, 8 de julho de 2014

4 tipos de ferramentas online que devem ser utilizadas na educação

Você quer deixar as suas aulas mais interativas e modernas, mas não sabe que ferramentas utilizar? Veja tipos de aplicativos úteis para o aprendizado

Trazer ferramentas digitais para a sala de aula nem sempre é uma tarefa fácil: os professores não sabem se os alunos irão realmente utilizar os aplicativos e sites da melhor maneira. Entretanto, existem 4 tipos de ferramentas que devem ser utilizadas na educação. Veja quais são:

1 – Comunicação
Aplicativos, sites e outras ferramentas que facilitam o contato entre alunos e professores devem ser utilizados para o aprendizado. Além de deixar o contato mais constante e fácil, é por meio dessa interatividade que é possível melhorar o relacionamento entre os estudantes e o próprio educador. Para isso, existem os grupos do Facebook, as trocas de mensagem pelo Skype e o Google Hangouts, que disponibiliza uma ferramenta para conversas por meio de videoconferências.
2 – Compartilhamento
Hoje em dia, não é mais necessário que os professores recebam as tarefas e trabalhos em folhas impressas ou escritas. Existem vários sites e aplicativos que permitem não só o armazenamento e compartilhamento de arquivos, como também facilitam a edição de outras pessoas. Para armazenar e compartilhar um dos sites mais famosos é o Dropbox, e para todas as funções juntas existe o Google Docs.


3 – Organização
A tecnologia pode ser uma grande amiga para ajudar na organização de tarefas e trabalhos. Para as pessoas com muitas tarefas a serem feitas existe o Evernote, aplicativo que serve para fazer anotações e lembretes rapidamente. Para quem precisa de um site para reunir todas as informações, links, arquivos e outros tipos de dados úteis é possível utilizar o Kweeper, site que funciona como uma biblioteca digital para os usuários.


4 – Multimídia
Uma das melhores maneiras para chamar a atenção dos alunos e proporcionar uma aula mais interativa é utilizar recursos multimídias nela. Busque vídeos e documentários no YouTube, acompanhe as opiniões das pessoas pelo Twitter, traga imagens e desenhos para a sala com os bancos de imagens gratuitos e crie apresentações mais interativas.

(Universia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário