sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PROFESSOR RAFAEL RODRIGUES MINISTRA PALESTRAS SOBRE BOLSAS DE ESTUDOS E A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DE FÍSICA NA ESCOLA QUILOMBOLA CAIANA DOS CRIOULOS DE ALAGOA GRANDE. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESTENDIDA


O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), um dos incentivadores na participação das escolas paraibanas na 12a. Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ministrou duas palestras na  escola quilombola de Alagoa Grande, escola municipal de ensino Fundamental  Firmo Santino da Silva. Inicialmente, ele agradeceu a  gentileza da secretária de educação do município Lúcia Agra em incluir a escola quilombola na programação da SNCT 2015. Agradeceu também os apoios do diretor adjunto Evandro, professor de ciências Rafael Aguiar e também dos professores presentes ontem na escola quilombola Diocélio, Manuelzinho Lúcia e Educardo. 
Ainda dá tempo para cadastrar outras escolas.  Veja o site da 12a. edição da SNCT http://semanact.mcti.gov.br/
Participe você também da SNCT.
A importância de experiências de Física e bolsas de estudos na escola foram temas da palestra do professor Rafael Rodrigues:  Medida da aceleração de um carrinho em uma pista retilínea e Eletricidade ao Alcance de Todos. Destacou também o trabalho da teoria do efeitofotoelétrico, em 1905, onde a luz é tratada como compostas de partícula chamada de Fóton, que deu o prêmio Nobel da Física, em 1921, para o pai da Física moderna, o alemão Albert Einstein.
O professor Rafael de Lima Rodrigues encerrou a sua participação  divulgando para os estudantes do nono ano da escola quilombola a Política Pública de Bolsas de Estudos no Brasil: bolsa quilombola para quem ingressar em uma universidade, independente do seu curso. As bolsas PIBIC Júnior e PIBICEM para o ensino médio.
Registramos também que esta   escola quilombola  precisa de melhoramento na infraestrutura. Os estudantes demonstraram interesses nas experiências demonstradas pelo professor Rafael, sendo que alguns professores e estudantes preferiram não sair na foto.

                                                    Professor de Ciência  Rafael Aguiar


                                                Estudantes de outras séries, na porta da sala
                                                      Estudantes do nono ano


 Veja mais imagens












                                               




                                         Professor Rafael e o diretor adjunto Evandro










Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário