domingo, 3 de abril de 2016

REUNIÃO PREPARATÓRIA DO ODE 2016, NA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA CAIANA DOS CRIOULOS DE ALAGOA GRANDE, ACONTECEU NESTE DOMINGO, 3 DE ABRIL

Cibelle e Gêlda articuladoras  do ODE 2016
A reunião preparatória dos representantes da comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande foi realizada na associação dos moradores do Quilombo, na manhã deste domingo, 3 de abril, às 9h. O objetivo principal foi discutir as prioridades a serem encaminhadas na audiência do ODE 2016, que acontecerá no ginásio poliesportivo “O Vovozão” de Esperança-PB, no próximo sábado, dia 9 de abril, às 16h. Além das articuladoras do ODE, Cibelle Leal e Gêlda Moura, compareceram à reunião o escritor Guedes, professor Rafael Rodrigues, Roberto da Emater e Pastor Valério.
Da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos estavam presentes Severina Luzia da Silva, mais conhecida por Cida, presidente da associação quilombola, Solange Beatriz, Rita do Nascimento, Maria Simone, Maria Ester, Maria dos Anjos, Maria severina Augusta, Josefa dos santos, Maria Nazaré, Severina do Nascimento, Josefa dos Santos, Maria de jesus, Inês Luzia, Daniela do Nascimento, Mariano  José, Roberto Luiz, Totinha, professor Mariano, entre outros.  

As representantes do ODE, Cibelle Leal e Gêuda Moura, assumiram o compromisso de lutar pela  principal reivindicação da comunidade que é a pavimentação em asfalto da estrada quilombola, ligando ao centro da cidade de Alagoa Grande.

Cibelle do ODE anunciou que esse ano, no quilombo Caiana dos Crioulos,  vai ter um curso preparatório para o ENEM 2016 e convidou o professor Rafael para colaborar também, ministrando aulas de Física. O professor Rafael falou dos programas de bolsas de estudo do governo federal: a bolsa de estudos quilombolas e PIBICEM. Lamentou a falta de divulgação e informou que o quilombola Mariano concluiu dois cursos de graduação Pedagogia e Ciências Biológicas, devido a falta de conhecimento,  sem a bolsa quilombola, que teve um aumento de R$ 900,0 para um mil reais.
                 Professor Rafael e escritor Guedes
Cida e o  professor Rafael registraram algumas reivindicações para o quilombo Caiana dos Crioulos.

Depois da reunião do ODE, o pastor Valério ministrou uma palestra sobre depressão. Os representantes do INCRA também falaram sobre a posse da Terra, que será registrado neste blog em uma postagem em separado.

Quilombolas Caianas  dos  Crioulos em Alagoa Grande: um povo que sofre por falta de infraestrutura


Nas reuniões do Orçamento Democrático Estadual (ODE) 2011 e 2012 com a 3a. região, a qual pertence Alagoa Grande, ambas realizadas no ginásio de esporte o VOVOZÃO em Esperança, Cida, presidente da associação quilombola de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, atendendo a solicitação do professor Rafael Rodrigues à mesa do ODE, ela falou pedindo principalmente a melhoria da estrada. O governador RC enviou as máquinas e o material alternativo para fazer os reparos na estrada, que contou com o apoio do prefeito Bosco Júnior, que esteve presente também na reunião do ODE 2011 e de Bôda, em 2012 e 2014. O deputado Bosco Júnior participou em 2015.



 Veja mais imagens

              Professor Rafael, escritor Guedes e Roberto da Emater.







                                                                     Representante do INCRA.






                                     Motorista do estado Ivanildo







                                   Totinha e professor Mariano





Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário