terça-feira, 10 de maio de 2016

ESCOLA QUILOMBOLA CAIANA DOS CRIOULOS FICA SEM AULAS DEVIDO AS CHUVAS QUE CAÍRAM ONTEM EM ALAGOA GRANDE

As chuvas intensas desde ontem, no município de Alagoa Grande, trouxe alegria para os agricultores e transtornos para os estudantes e professores. Ontem, não teve aula na escola de ensino fundamental quilombola Caiana dos Crioulos porque o ônibus da prefeitura não levou as professoras, na sua maioria da cidade de Alagoa Grande.

Este problema ocorre por falta de incentivo e oportunidade aos Caianistas  ministrar aulas no quilombo. Muitas jovens do Quilombo concluíram os seus cursos na escola Normal Estadual de Alagoa Grande e ficam desempregadas.   Há também graduado em Pedagogia e Ciências Biológicas, como o professor Mariano Salvino, que deixa a família toas as semanas para ministrar aula em Solânea.

ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL PHB, QUE RESIDEM NO QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS  VOLTARAM A PÉ PARA CASA

O ônibus velho de Deca que há muito tempo leva os estudantes do Quilombo Caiana dos Crioulos para a escola estadual de ensino fundamental e médio padre Hildon Bandeira, no centro da cidade de Alagoa Grande, ontem, 9 de abril, não conseguiu passar no trecho conhecido por Pedra Rocha  e alguns estudantes tiveram que ir a pé para casa. Veja as imagens enviadas para o blog ciências e educação, editado pelo professor Rafael Rodrigues. Viajam neste ônibus todos os dias estudantes da escola Normal e escola estadual  PHB,  Maria dos Anjos, Sâmara, Gerlane, Maria Vitória, entre outras. Vitória é filha de Cida, presidente da associação dos moradores do Quilombo Caiana dos Crioulos.


                                                             Ônibus de Deca

                                              Residência de Cida de Caiana dos Crioulos

Blog rafaelrag

9 comentários:


  1. Pré-candidato a vereador Gilvan Dutra. É compromisso do grupo PHS de Alagoa Grande, viabilizar a pavimentação da estrada Alagoa Grande / Caiana. Pronto, agora é com a gente. Agora sai. Concorda Rafael Rodrigues e Jânio Alessandra Medeiros Sousa?
    Descurtir · Responder · 4 · 10 de maio às 13:22

    ResponderExcluir

  2. Antonio Filho. sai nunca, não se engane
    Curtir · Responder · 18 h

    ResponderExcluir
  3. Nesta sexta-feira, 13 de maio, participarei de uma reunião em Cuité, com o secretário de educação do estado e apresentarei algumas reivindicações para a escolas estaduais de Alagoa Grande. Ontem, estive na escola Normal e de Demonstração, que estão com o muro caído, etc.

    ResponderExcluir
  4. Pré-candidato a vereador pelo PHS 31 de Alagoa Grande e graduando em matemática na UFCg, Cuité. Marcus Rogério. A pavimentação do percurso Alagoa Grande à Caiana é necessária, não só pelo fato da dificuldade de deslocamento em período de chuva. Mas na seca os estudantes sofrem muito, além das condições precárias do transporte, tem a poeira q na seca é bem frequente.
    Descurtir · Responder · 3 · Ontem às 14:49

    ResponderExcluir

  5. Professora da escola estadual PHB de Alagoa Grande. Marilene Sobral. Os nossos alunos e alunas quilombolas são vítimas da insanidade dos governantes. O ano passado o ônibus quase que virava vitimando alunos, alunas e motorista.
    É lamentável convivermos ainda com uma situação dessa que se resume na negação da cidadania, e o mais grave perpassa pela negação dos direitos humanos fundamental que é o direito a vida, a liberdade do ir e vir o direito a educação para pessoas que por si só já são discriminadas. Sinceramente eu sinto muito por meus alunos e alunas que moram em Caiana e noutras áreas de difícil acesso. Imagine como resolveria vários problemas a construção da estrada? Além disso, quais os motivos que existem para garantir a esses alunos alojamentos? O governo federal, estadual e municipal precisam urgentemente criar soluções para esse tipo de problema que é contínuo, espero não ouvir uma justificativa de uma crise que não foi produzida pelo povo.
    Curtir · Responder · 2 · Ontem às 14:51

    ResponderExcluir
  6. Alfranque Amaral da Silva. Inadmissível e vergonhoso tudo isso! Sobretudo, por se tratar de um problemas com pobres quilombolas, remanescentes do período negro de escravidão que o Brasil vivera! Sem falar no descaso e pouco caso e quase total ausência de pesquisa a respeito desses povos. Eu mesmo só conheço uma pesquisadora que os estuda de forma independente, minha amiga historiadora Rosilene Cassiano! Sem falar, que para todos nós paraíbanos ou não é uma vergonha ver um descaso desses acontecer na terra de um dos maiores gênios que a humanidade já viu: Jackson do Pandeiro.
    Descurtir · Responder · 2 · 8 h

    ResponderExcluir
  7. Deusemar Chaves. Não tenho a menor dúvida de que o prefeito e o deputado, gostam tanto dessa gente que NÃO pediram um ônibus escolar para eles. Sabe-se, que esse tipo de transporte foi distribuídos aos milhares por todo País. Mas, eles gostam tanto que, somente sobem lá em período eleitoral, ou em uma festinha para distribuir bondade dissimulada.

    ResponderExcluir
  8. José Egrimar de Mélo. Deusemar Chaves, todo povo tem o governante que merece.

    ResponderExcluir
  9. Deusemar Chaves. De fato, Egrimar: "Toute nation a le gouvernement qu'elle mérite ("Toda nação tem o governo que merece"), do francês Joseph De Maistre, que era a favor da restauração da monarquia hereditária.

    ResponderExcluir