segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

VIROU UM PISCINÃO. VÍDEO DA BARRAGEM DE PITOMBEIRA. ESTE SERÁ UM DOS TEMAS NO PROGRAMA INFORMATIVO, NO PRÓXIMO DOMINGO, DAS 11:30h ÀS 13h

A barragem de Pitombeira, que vai abastecer a cidade de Alagoa Grande com água de excelente qualidade, há 2 meses está pronta. O curioso é que nenhuma autoridade se pronunciou para explicar para a população que esta barragem foi bem feita e não pode estourar. Com as fortes chuvas de verão que caíram na região do brejo, deixou a população de Alagoa Grande apreensiva, pois ainda está bem viva na memória a tragédia de Camará, ocorrida em 17 de junho de 2004. Ontem, enviamos esta mensagem para o secretário estadual de comunicação Célio Alves e para a amiga Cida Ramos, secretária estadual de desenvolvimento humano da Paraíba. 

No primeiro dia do ano mais de 400 pessoas foram tomar banho na barragem e algumas lavando as motos e carros. Outras fazendo verdadeiras farras e jogando latinhas e recipientes de vidros  de refrigerante e cerveja dentro da barragem. Isto vem acontecendo aos domingos e feriados, com exceção de ontem, devido as chuvas ficou difícil o acesso. Algumas pessoas estão levando bebidas alcoólica para serem vendidas, lavando carro e motos. Com certeza  dependendo da quantidade, o cheiro do óleo não sairá com o tratamento da CAGEPA de Alagoa Grande.

Prof. Josivaldo tomando água da barragem de Pitombeira, filtrada na casa do prof. Rafael.

A barragem de Pitombeira virou um piscinão, muitas pessoas indo tomar banho na barragem. No próximo programa informativo GEMAG, das 11:30h às 13h, sob responsabilidade do professor Rafael Rodrigues, apresentado por Marcelo Félix e Haroldo da Vila São João, será colocado no ar as entrevistas com algumas autoridades sobre este tema. As imagens e o vídeo desta postagem foram registradas no dia 2 de janeiro de 2016. 




Veja o vídeo com os professores Rafael e Josivaldo e Miltom da Paquivira, em cima do Balde.
                                                              Vídeo

VEJA MAIS IMAGENS






                                           Prof. Rafael com Badelo irmãos e amigos
                             Prof. Rafael com seu filho Renan, em cima do sangradouro

                                          Olavo e Zé Pimbeta
Matéria relacionada,
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2016/01/ex-vereador-badelo-irmaos-e-amigos.html

Blog rafaelrag 


2 comentários:


  1. Carlos Celani. EU TAMBÉM JÁ TINHA ALERTADO SOBRE ISSO,SE NÃO TOMAREM CUIDADO A BARRAGEM COM O TEMPO VAI VIRAR UM GRANDE PISCINÃO, TEMOS QUE CUIDAR DESTA BARRAGEM SE NÃO LOGO,LOGO VÃO LEVAR CAVALOS E TODOS OS TIPOS DE ANIMAIS PRA DA BANHO AI.
    Descurtir · Responder · 2 · 1 h

    ResponderExcluir

  2. Hélio Alves. Parabéns por essa preocupação e pela busca de solução, professor Rafael. Realmente essa é uma realidade brasileira e é um dos principais fatores da degradação da qualidade de nossos mananciais. As autoridades tem que investir mais na proteção desses mananciais, visto que é pra manter a qualidade para o NOSSO consumo. Muitas vezes a estação de tratamento não consegue mais dar conta de tratar a água e mantê-la nos padrões do ministério da saúde, o que é ainda mais preocupante não só pela população não poder receber uma água de qualidade, como também pelo encarecimento do tratamento (isso no caso se a cagepa buscar soluções de um tratamento que atenda os padrões).
    E por outro lado, as pessoas vão buscar gastar dinheiro com água mineral ou água de poços, que algumas vezes a qualidade é inferior para o que deve ser para uma pessoa consumir.
    Outro ponto para tentar resolver esse problema, além do investimento em proteção do manancial é a educação ambiental da população que devem tomar consciência das consequência dessas ações.
    Não vamos deixar virar um "açude de boqueirão" onde nenhum tratamento da cagepa pode eliminar as grandes quantidades de hormônios, óleos, metais pesados, substâncias tóxicas causadas pelo constante uso de fertilizantes e defensivos agrícolas na margens do açude. Ah, e as pessoas que tem casas lá nas margens, sim, até esgotos são lançados no açude de boqueirão.
    Então, mas uma vez, não vamos deixar que essa situação piore em nosso município! Solução já!

    ResponderExcluir